Juazeiro do Norte-CE: Universidade Federal do Cariri precisa de mais terrenos e tem pressa

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, esteve na região do Cariri neste final de semana aproveitando para tratar assuntos ligados à criação da futura Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ele adiantou sobre a necessidade de mais áreas para ampliação e se reuniu com o prefeito Manoel Santana a fim de tratar a questão. Disse mais que já viu algumas plantas e até identificou a área a ser disponibilizada.

 

Com a chegada da UFC nas imediações da Faculdade de Medicina e, depois, a Faculdade Leão Sampaio em área próxima determinando a criação da Cidade Universitária, as áreas tiveram uma valorização considerável. O reitor sabe dessa condição, mas defendeu pressa na desapropriação da área e aprovação pela Câmara Municipal a fim de evitar prejuízos. “Esperamos até meados de abril, pois, dia 28, estarei em Brasília e já seria importante a posse desse terreno”, disse (OUÇAM).

 

Segundo advertiu Jesualdo Farias, não haverá recursos para uma obra se a UFC não comprovar a propriedade da área perante o governo federal. Ele adiantou que vai discutir no Ministério da Educação sobre a alocação de verbas destinadas à contratação de projetos e o início imediato das obras. O reitor lembra que o ex-prefeito Raimundo Macedo foi o responsável pela doação da área atual de 200 mil m2 para a implantação do Campus Avançado da UFC no Cariri.

 

“Na época, já tínhamos a perspectiva de que seria em breve a autorização para criar a UFCA e toda uma dinâmica favoreceu aprovação pela presidente Dilma Rousseff do projeto para a universidade”, argumentou. Atualmente, o Projeto de Lei encontra-se na Comissão de Educação e Cultura e vai ser relatado pelo deputado federal Ariosto Holanda. Ele disse já ter conversado com o parlamentar dando informações importantes para subsidiar o seu relato e mostrando a necessidade de uma tramitação rápida.