Parecer apoia criação de universidade

O deputado federal Ariosto Holanda (PSB) entregou na última sexta-feira, 30, o relatório com seu parecer sobre a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A universidade é uma antiga reivindicação da sociedade caririense, e terá sua instalação prevista para o ano de 2013.

 

Ariosto Holanda, relator do projeto de lei que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), disse em seu parecer que “voto pela aprovação deste meritório Projeto de Lei nº 2.208, de 2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri – UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará”.

 

Em seu relatório o parlamentar aponta que compartilha com o Governo o entendimento de que ofertar alternativas de ensino superior público, gratuito e de excelência e promover formação técnica e tecnológica de boa qualidade são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável do País.

 

O acervo atual da UFC consta de 8.500 m² de área construída, abrigando salas de aula e doze laboratórios e onze cursos de graduação em funcionamento: Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Medicina, Música, Administração, Administração Pública: Gestão Pública e Social, Design de Produto, Filosofia e Jornalismo. Possui 2.100 alunos e ainda com três cursos de mestrado: Desenvolvimento Regional Sustentável, Matemática e Recursos Hídricos.

 

Atualmente, para o seu funcionamento, essa estrutura conta com um quadro de pessoal formado por 193 docentes, dos quais 58 são doutores e 92, mestres, assistidos por 17 servidores técnico- administrativos classe E e 46 classe D. Todavia – acrescenta o relator - para se atingir a meta de matrículas de 6.490 alunos, a UFCA, com os recursos orçamentários e o acréscimo de novo quadro de pessoal, deverá implantar, até 2014, mais 16 novos cursos e instalar os novos campi de Brejo Santo e Icó.

 

A Universidade Federal do Cariri é uma antiga luta da região e o parecer favorável do deputado representa um primeiro passo importante para sua concretização. A mobilização política, porém, deve continuar.