Micro e pequenas empresas discutem assistência tecnológica com MCTI, CNPq e Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade

Encontro proposto pelo deputado Ariosto Holanda debate com o Conif, ATN, Gerdau e IBM ações para fortalecer o segmento

Ações para capacitação tecnológica da população e assistência tecnológica às micro e pequenas empresas serão discutidas nesta terça-feira às 14h30, em Brasília, em mesa redonda na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O encontro, proposto pelo deputado Ariosto Holanda, autor de dois estudos sobre o tema no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara, reúne representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, Câmara de Gestão da Presidência da República, UnB, IBM, Grupo Gerdau e lideranças do segmento da pequena e micro empresa.


A agenda terá a participação dos presidentes da Confederação Nacional de Micro e Pequenas Empresas (Conanpe), Ercílio Santinoni, da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva e da Associação Latinoamericana de Micro, Pequenas e Médias Empresas – capítulo Brasil (Alampyme), Sérgio Miletto. Também é esperado no encontro o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Simões.

Já confirmaram presenças Claudio Leite Gastal, presidente do conselho superior do Movimento Brasil Competitivo,  secretário-executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, instituída pela presidente Dilma Rousseff e o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Denio Rebello Arantes.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, será representado por Alvaro Toubes Prata, secretário da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inclusão Social (Secis), Eliezer Pacheco, por Angelo Ronaldo Pereira, coordenador geral de Segurança Alimentar. Também estarão presentes o chefe de Gabinete do CNPq, Felizardo Penalva da Silva, representando o presidente Glaucius Oliva, e Sonia da Costa, assessora de Gabinete da Secis.

Também agendaram participação os representantes das empresas Gerdau, José Paulo Soares Martins, e da IBM, Antonio Carlos Canova, o diretor geral da Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), José Avando Souza Sales, Ednalva Fernandes, da UnB e o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

Ariosto Holanda foi relator dos temas Capacitação Tecnológica da População e Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas, do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, órgão da Mesa da Câmara, que resultaram em diagnóstico, propostas e projetos de lei que especificam fontes de recursos para as ações. A mesa redonda desta terça-feira é uma continuidade dos seminários e debates realizados com diversos com ministérios, agências de fomento e órgãos ligados aos temas ao longo dos estudos, com objetivo de encaminhar ações.

Conforme o deputado Ariosto Holanda, pesquisas indicam a existência no país de cerca de 50 milhões de analfabetos funcionais e constatam a carência de acesso à assistência tecnológica como causa da mortalidade das micro e pequenas empresas. Apenas 10% das micro e pequenas empresas criadas alcançam 20 anos de atuação. A cada ano nascem 720 mil empresas e morrem 650 mil. O segmento representa 98,9% das empresas no país, com 4,7 milhões de estabelecimentos.