Paulo Duarte anuncia que vai entregar a área de educação de Limoeiro do Norte a Ariosto Holanda

“A área de educação de Limoeiro do Norte vai ser entregue ao deputado federal Ariosto Holanda para ele fazer o que ele quer”, disse o candidato a prefeito do município, Paulo Duarte. Em comício no sábado no bairro Cidade Alta, o candidato e deputado estadual tornou público o que ele já havia anunciado numa sala fechada quando aceitou uma composição com o indicado por Ariosto para vice na chapa, Marcos Coelho.

Paulo Duarte acrescentou que o deputado “é uma das maiores autoridades na educação” e fará de Limoeiro do Norte um laboratório de solução na área. O candidato assinala que entende de educação “o feijão com arroz”, mas ressalvou que a partir 1º de janeiro de 2013 pretende se cercar de colaboradores que entendem do assunto de cada secretaria. “O Brasil não avança se não tiver investimento maciço em educação”, ele afirmou.

Segundo Paulo Duarte, a administração municipal não precisa de projetos mirabolantes, mas ideias simples que alcancem o cidadão. O candidato anunciou que irá cuidar pessoalmente da secretaria de Saúde e colocar médicos e outros profissionais que respeitem o cidadão e cumpram horário nos postos, mesmo que tenha de pagar salário de R$ 20 mil, e prometeu criar a Guarda Municipal para trabalhar em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil.

Ariosto Holanda disse que já pensa no nome a ser indicado por ele para dirigir a Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte. O deputado apresentou uma cartilha com as diretrizes do plano de governo debatido com comunidades de Limoeiro do Norte e anunciou que a proposta tem como carro-chefe a educação. A valorização do professor, segundo ele, é fundamental – “escola é professor”, afirmou – mas um grande desafio é o gestor.

“A escola tem a cara do diretor. Se for um diretor proativo, a escola está bem; senão, estará morta”, afirmou Ariosto Holanda. “Jamais adote a indicação do diretor como moeda de troca política. Gestão é competência e compromisso”, disse ele ao recomendar a escolha do diretor da escola através de capacitação e seleção. Para melhorar a colocação de Limoeiro do Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), hoje com 5 pontos, o parlamentar defende maior integração da escola com a família.

Outra medida anunciada por Ariosto Holanda na área é a criação do Ronda da Educação para percorrer as escolas, fazer avaliação com objetivo sempre de melhorar o desempenho, identificar o motivo do aluno ter faltado aula e interagir com a família. O parlamentar defendeu o uso da educação a distância por meio de uma rede de videoconferência integrando a sede com os Centros de Inclusão Digital nos distritos rurais, implantados ao lado de escolas, para ações de educação, de administração e capacitações na área da saúde.