Prefeito eleito de Russas garante apoio ao projeto de transformar CVT em campus do IFCE

Casa Amigos de Russas e Weber Araújo recebem Estudo para o Desenvolvimento Integrado nas Áreas de Influência do Vale do Jaguaribe


















O prefeito eleito de Russas, Raimundo Weber de Araújo, manifestou apoio ao projeto de transformar o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do município em unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). "Vibro com esta ideia, chega me causa arrepio", ele afirmou, e mostrou o braço para o grupo de professores do IFCE nascidos em Russas que fizeram ao novo prefeito o pedido para que se engaje no projeto.


"Quero me envolver nesse projeto, faço questão. Vou a Fortaleza, vou a Brasília e quero encabeçar isso", disse Weber ao receber o apelo. Um dos professores, Marcelo Anderson, que leciona no IFCE em Limoeiro do Norte, garantiu ao prefeito eleito que as atividades atuais do CVT - o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e as aulas de capacitação dos professores da rede municipal - serão mantidas em paralelo aos cursos do IFCE na unidade.


Marcelo Anderson (esquerda) e professores do IFCE

"Arrepiados ficamos nós com a aceitação do prefeito ao projeto", disse Marcelo Anderson no auditório do CVT neste sábado no XIX Encontro Cultural Russano, realizado pela Casa Amigos de Russas, com o tema Desenvolvimento Sustentável da Região. Segundo ele, o convênio da prefeitura de Russas para repassar o CVT ao IFCE está pronto e será assinado na próxima semana pelo atual prefeito Raimundo Cordeiro e pelo reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima. O evento teve palestras do deputado Ariosto Holanda, do coordenador do processo de implantação do campus da UFC em Russas, Lindberg Gonçalves, e a presença do vice-prefeito eleito de Limoeiro do Norte, Marcos Coelho.


Após a assinatura do convênio, poderão começar as aulas do IFCE no CVT de Russas já no próximo ano, de início com os cursos do Pronatec e do eTEC. O deputado Ariosto Holanda acrescentou que aguarda a assinatura para levar o convênio ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanhado do prefeito de Russas e da bancada federal do Ceará, para pleitear a autorização do MEC para a criação do Campus Avançado do IFCE no município por meio da cessão de comodato das instalações do CVT e em seguida da liberação de vagas de professores e servidores técnico e administrativos para concurso.

Lindberg Gonçalves, Gilberto Rodrigues, Ariosto Holanda e Weber Araújo

Também serão entregues ao ministro da Educação um abaixo assinado que pede a transformação do CVT em IFCE e um dossiê técnico de 50 páginas que defende a criação do novo campus. Outra possibilidade para a criação do campus é a doação, pela prefeitura de Russas, de 6 hectares para o IFCE. Porém, a incorporação da estrutura do CVT com estrutura de salas de aulas e auditório, além de espaço para ampliação, faria o projeto ganhar um ano de adiantamento ao oferecer instalações prontas, informou Marcelo Anderson ao prefeito eleito.

“Terreno é o mínimo”, afirmou Weber Araújo, ao acenar com o apoio da prefeitura ao projeto. “A educação profissional é que vai desenvolver o município de Russas”, disse, lembrando também do campus da UFC em Russas com cursos de graduação. Segundo ele, a prefeitura na próxima administração irá focar nos jovens, no esporte e cultura.

Ariosto Holanda disse ter certeza de que Weber Araújo vai continuar o projeto de trazer para Russas um campus do IFCE em benefício da população. O deputado observou que Russas deve se orgulhar do empenho dos professores do IFCE nascidos em Russas e saudou a luta de Marcelo Anderson. “Na vida a gente tem de sonhar e ousar, principalmente ousar e poder fazer”, afirmou o deputado.























O parlamentar entregou ao presidente da Casa Amigos de Russas, Gilberto Rodrigues, ao prefeito eleito e aos integrantes do Encontro Cultural, cópias do Estudo para o Desenvolvimento Integrado nas Áreas de Influência do Vale do Jaguaribe. A proposta é baseada no modelo de planejamento feito por uma empresa de consultoria para a região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, com diagnóstico de potencialidades e especificação de medidas a serem adotadas com tecnologia, infraestrutura e oferta de oportunidades para atração de investidores locais, nacionais e internacionais.

Ariosto Holanda observou que a região Vale do Jaguaribe possui 72% das terras agricultáveis do Ceará, porém subutilizadas, e defendeu a criação de incubadoras de empresas nos perímetros de irrigação do Dnocs, com apoio do Banco do Nordeste (BNB). O projeto Tabuleiros de Russas na primeira etapa não possui mais lotes contínuos mas na segunda etapa, que ainda não foi licitada, existe área contínua de 500 hectares com infraestrutura de irrigação on farm já pronta, informou o gerente da organização dos produtores do perímetro, Roberto Cadengue.

O deputado convidou o prefeito eleito de Russas a participar, no auditório da Fafidam, em Limoeiro do Norte – a data será definida -, da reunião com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, César Calligari e do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, para discutir a implantação do Consórcio Regional de Educação, um piloto no Ceará com municípios do Vale do Jaguaribe. Ariosto Holanda propôs ainda a Weber Araújo a implantação de um Centro Vocacional Cultural, o projeto de um CVT nível 2 adaptado à economia criativa pois, segundo ele, a indústria dos bens culturais é um dos segmentos mais dinâmicos.


 
Artistas recebem projeto de CVT Cultural

Um grupo de artistas de Russas encabeçado por Conceição Alves, Eliana Machado e Allan Deberton, reivindicou do prefeito apoio à cultura. Apesar de ter sido aprovada lei que destina 2% da receita municipal à cultura, Russas tem aplicado o recurso para shows de bandas que pode ser turismo, segundo eles, mas não é cultura. Neste sábado foi exibido no Cine Jaguar o filme curta-metragem Doce de Coco, de Allan Deberton, cineasta formado na Universidade Federal Fluminense, seguido de debate com o elenco de artistas de Russas.





















Weber Araújo assinalou que na sua gestão anterior como prefeito de Russas implantou o Centro Cultural e a Secretaria de Cultura e Turismo e afirmou que quer conversar com os artistas e está aberto a investir em cultura. “Sou simpático a esta área que divulga a história do nosso município”, disse ele. Também Ariosto Holanda, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, acenou com apoio aos artistas. “A cultura é uma das atividades econômicas mais importantes no mundo”, afirmou, e fez um desafio ao prefeito eleito para transformar o CVT num Centro Vocacional Cultural

O presdente local do Comitê de Bacia, Deusimar Oliveira, pediu apoio ao projeto de perenização do riacho Araribu, com 45 Km de extensão entre pequenas propriedades agrícolas em Russas, Jaguaruana e Itaiçaba, que já está no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp) do governo do Estado. O presidente da Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi, do Dnocs (Fapid), Raimundo César dos Santos (Alemão), pediu apoio parlamentar para liberar do Ministério do Planejamento a emenda de R$ 8 milhões aprovada para o Dnocs que seria repassada aos perímetros irrigados para manutenção da infraestrutura de irrigação.

FONTE: Flamínio Araripe