Raupp quer implantar Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste

Lançamento nacional será agendado no âmbito da Bancada do Nordeste


Zezeu Ribeiro, Marco Antonio Raupp e Ariosto Holanda. FOTO: Augusto Coelho


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, aceitou o convite da Bancada do Nordeste para assinar as ações de implantação do Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o Nordeste por ocasião do lançamento da proposta que estabelece política do setor na região. Terça-feira, ao receber em seu gabinete os deputados Ariosto Holanda (PSB-CE), relator do tema, e Zezeu Ribeiro (PT-BA), ex-coordenador da Bancada, Raupp se colocou à disposição para implantar o Plano na solenidade de lançamento, em data a ser agendada.


O coordenador da Bancada do Nordeste, José Guimarães - no horário da audiência com o ministro ele presidiu reunião da Comissão mista dos Portos que analisa a Medida Provisória 595/13 - se fez representar por meio do seu assessor John Cleyton, que sugeriu o lançamento em Brasília em evento de dimensão nacional. O lançamento envolverá em peso a Bancada do Nordeste. A data e local serão acertados em reunião com o Coordenador e Ariosto Holanda para definir como será a ação política, disse o deputado relator do Plano.


Marco Antonio Raupp e Ariosto Holanda. FOTO: Augusto Coelho


Ao receber os deputados, segundo Ariosto Holanda, Marco Antonio Raupp disse ter encomendado à assessoria do Ministério um estudo das propostas do plano, manifestou aceitação do conteúdo com recomendação para dar um destaque às ações de inovação tecnológica.  O ministro assegurou que está pronto para assinar os atos que dão caráter institucional à política de desenvolvimento regional preconizada pelo Plano, tão logo sejas agendados o local e a ocasião do lançamento.


Ariosto Holanda agendou para o dia 7 de março uma entrevista do ministro na TV Câmara sobre o tema do Plano com a participação do deputado relator no programa Brasil em Debate. No plano político, o parlamentar cearense anunciou que serão desenvolvidas ações em apoio à permanência de Marco Antonio Raupp no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e classificou de “absurdo” a ameaça de substituição pelo deputado Gabriel Chalita, conforme rumores noticiados pela imprensa.


Marco Antonio Raupp e Ariosto Holanda. FOTO: Augusto Coelho


FONTE: Flamínio Araripe