Programa semanal de popularização da ciência vai ser lançado pela TV Câmara

Ariosto Holanda propos parceria do MCTI e TV Câmara e iniciativa na mesma linha no Ceará com apoio do governador Cid


Ariosto Holanda e Marco Antonio Raupp

A popularização da ciência é o tema de um programa semanal na TV Câmara que o deputado Ariosto Holanda propôs ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. O ministro topou na hora, conta o deputado, e o programa entrou em produção e será lançado em breve (Leia a seguir notícia do boletim Gestão C&T).

 

As tratativas tiveram início por ocasião da entrevista do ministro e do deputado no programa “Brasil em Debate”  da  TV Câmara, que foi ao ar no início de dia 12 de março. Daí se sucederam reuniões com as equipes da TV Câmara, coordenadas pelo secretário de Comunicação Social Sérgio Chacon, e do MCTI, encabeçadas pelo assessor José Roberto.

 

Conforme Ariosto Holanda, o MCTI indicará temas e entrevistados para o programa, por exemplo, biotecnologia, nanotecnologia e política espacial. A TV Câmara proverá a estrutura técnica, sem custo. Quando a pauta implicar em viagens, como no caso da Base de lançamento de foguetes em Alcântara, para discutir a estratégia do país na política espacial, o MCTI arcará com as despesas.

 

A Câmara, segundo o deputado, tem interesse no tema por ser fundamental a compreensão pública da ciência, tecnologia e inovação hoje na política de desenvolvimento dos países. O MCTI ganha com a iniciativa ao colocar o conhecimento mais perto da sociedade e dos seus representantes políticos na Câmara.

 

Também foi proposta pelo deputado Ariosto Holanda, no Ceará, a realização de um programa na mesma linha de divulgação do trabalho das instituições de ciência e tecnologia e educação tecnológica, em reunião com o governador do Estado, Cid Gomes, no dia 15 de março. A proposta foi aceita de imediato pelo governador, que assegurou, na ocasião, que o governo do Estado garantirá os custos.

 

“O patrocínio o governo dá”, afirmou, na ocasião, Cid Gomes, que designou o Sebrae Ceará para fazer o orçamento. Ariosto Holanda relatou que o Ceará já realizou um programa semanal de TV veiculado numa emissora local, produzido pelo jornalista Flamínio Araripe, “Mudando para o Futuro”, com foco nos temas de divulgação científica.

 

A seguir, notícia divulgada hoje pelo informativo Gestão C&T

 

Nas próximas semanas, a TV Câmara lançará um canal de comunicação voltado para a ciência, tecnologia e inovação. O programa será semanal e pretende difundir e popularizar as atividades do setor.

 

 

Segundo o idealizador da iniciativa, o deputado federal Ariosto Holanda (PSB – CE), na pauta estão previstos assuntos em trâmite no governo e em discussão na comunidade científica. O MCTI apoiará o projeto.

 

“Neste momento de avanço tecnológico recente é fundamental popularizar a ciência e a tecnologia para que o povo saiba sobre temas como nanotecnologia, biotecnologia e transgênicos. É necessário que os especialistas envolvidos com a área transmitam conhecimento sobre o assunto com uma linguagem popular para que a mensagem seja captada e difundida a todos os brasileiros”, explica.

 

O programa pretende despertar o gosto pela ciência na população geral, especialmente para o público infantil. Apesar de ainda não ter formato e nome definidos, explica o deputado, a ideia é promover debates, entrevistas e reportagens sobre tecnologias importantes em desenvolvimento. A iniciativa possui diversos temas selecionados e será reprisada duas vezes na semana.

 

FONTE: Flaminio Araripe