Expansão dos institutos federais poderá incluir as Fatecs de Itapipoca e Quixeramobim no IFCE

A fase 3 da expansão da rede federal de educação, ciência e tecnologia poderá incluir, no Ceará, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Sertão Central, unidade do Instituto Centec em Quixeramobim, e as instalações da Fatec de Itapipoca, que estão em fase de construção pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. O interesse em federalizar faculdades de educação tecnológica do Centec foi manifestado pelo governador Cid Gomes ao reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Virgílio Araripe.

O processo será decidido pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que ouvirá o governador quando for para definir os novos campi do IFCE no Ceará. O reitor Virgílio Araripe informou que tem tratado com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, sobre a inclusão das Fatecs de Quixeramobim e Itapipoca na fase 3 da expansão da rede federal.

Na fase 1 da expansão, Cid Gomes incluiu para federalização as Fatecs de Limoeiro do Norte e Sobral, hoje integradas ao IFCE. Na fase 2, indicou Itapipoca, mas o município ficou de fora da federalização, com a entrada de 10 campus avançados construídos com recursos de emenda da bancada do Ceará, agora transformados campi convencionais com investimento adicional de R$ 3,5 milhões em cada um, em média.

 

FONTE: Flaminio Araripe

 

Áudios