Ariosto Holanda leva ao MEC seis secretários de Educação do Vale do Jaguaribe

Morada Nova, Quixeré e Itarema vão ganhar polo da Universidade Aberta (UAB) e Uece

Terça-feira, no MEC, em Brasília, o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, recebe o deputado Ariosto Holanda com os secretários de Educação de seis municípios cearenses – Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte e Jaguaribe. O encontro tem por objetivo fortalecer a educação no Vale do Jaguaribe, disse o parlamentar, sexta-feira, em reunião com professores de Morada Nova em assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep).

 

Na ocasião, com a presença do prefeito do município, Walderley Nogueira, e do secretário de Educação, Hilmar Sérgio Pinto Cunha, Ariosto Holanda informou aos professores que colocou recursos de emenda da bancada federal do Ceará para implantar em Morada Nova um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A unidade será vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece) para oferta de cursos de graduação, especialização e mestrado. O deputado pediu às autoridades locais para identificar uma área de 50 metros x 50 metros a ser doada à Uece para que possa ser construído o polo da UAB no município.

 

Ariosto Holanda adiantou que também pretende destinar recursos para Quixeré e Itarema implantarem polos da UAB pela Uece com recursos oriundos de emenda da bancada federal. O deputado e os colegas Chico Lopes e Artur Bruno conseguiram colocar R$ 22 milhões na Uece para a implantação de 10 polos da UAB, disse ele.

 

O deputado observou que o passo seguinte será trazer o pró-reitor da Uece responsável pela UAB para discutir com os professores de Morada Nova quais os seus interesses em cursos de pós-garduação, especialização ou mestrado. Ele sugeriu cursos nas áreas de ciências e matemática, que apontou como necessidade urgente de profissionais no Brasil e a especialização em gestão escolar.

 

A exemplo do que fez com o programa “Um Professor, Um Notebook”, nos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Jaguaruana, Ariosto Holanda propôs colocar emenda para aquisição de notebooks ou netbooks para os professores de Morada Nova. Os recursos oriundos de emenda parlamentar são alocados na Secretaria municipal de Educação, que licita os equipamentos e os entrega em comodato para os professores levarem para casa, para a preparação de aulas e pesquisa pela Internet. A proposta foi aprovado com entusiasmo.

 

Na reunião, Ariosto propôs ainda uma nova visita a Morada Nova para a apresentação de palestra sobre a publicação “Educação e Trabalho”, da sua autoria. O secretário de Educação local, Hilmar Cunha, a pedido de uma professora, ficou incumbido pelo deputado para agendar o encontro, provavelmente no primeiro sábado de junho.

 

FONTE: Flamínio Araripe