Deputado Ariosto Holanda coordena trabalho sobre a seca para lançar livro

A grave situação da seca no Nordeste sempre foi tema de reuniões da bancada federal do Nordeste, na Câmara dos Deputados. Em abril, os parlamentares decidiram elaborar um estudo e apontar ações estruturantes necessárias ao desenvolvimento econômico e social daquela região. O escolhido para coordenar esse trabalho foi o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), que lançará, em data a ser definida, o livro “Seca - Análises, Pressupostos, Diretrizes, Projetos e Metas para o Planejamento de um novo Nordeste”.

 

Técnico e ao mesmo tempo didático, o livro segue um roteiro capitular onde estão descritos todos os procedimentos. “A participação de órgãos e pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com a problemática da seca foi decisiva para a finalização desse trabalho”, afirmou Ariosto. O livro, segundo ele, foge da linha clássica de relatório que só aponta causas e apresenta sugestões, e tem a forma de Plano Livro, para entrar na ótica do Plano Trabalho, com projetos e metas bem definidas para todos os estados do Nordeste.

 

A obra inova quando trata o Homem como ponto de partida e não de chegada. Educação, ciência e tecnologia também são destaques. “Por exemplo, ao analisar a situação dos perímetros de irrigação identificamos que eles precisam não só ampliar sua área cultivada, como também ser assistidos com análise laboratorial, transferência de tecnologia e programas de capacitação para o irrigante”, analisou o parlamentar.

 

Por meio de consulta à bibliografia especializada, o livro incorpora ainda a contribuição de destacados estudiosos do problema da seca. As referências bibliográficas estão relacionadas no final do trabalho. As propostas contidas no livro podem servir de base para adoção de políticas públicas voltadas para o real crescimento do Nordeste e que impliquem, sobretudo, no seu desenvolvimento econômico e social sustentável e consequente elevação do seu Índice de Desenvolvimento Humano.

 

Após o lançamento, o livro será disponibilizado aqui no site da Liderança, em formato PDF.

 

Liderança do PSB