Ministro da Integração e Bancada do Nordeste prestigiam comemorações de 104 anos do DNOCS

22/10/2013


João Teixeira e o ministro Francisco Teixeira

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, confirmou presença sexta-feira em Fortaleza para participar das comemorações dos 104 anos do DNOCS, na sede do órgão. Governadores dos estados do Nordeste, presidentes de Assembleias Legislativas dos estados da região e deputados estaduais do Ceará também participam do evento, que inicia com café da manhã da Bancada do Nordeste com a presença do coordenador, deputado Pedro Eugênio.

A agenda no dia 25 começa com a apresentação “O DNOCS que queremos”, pela engenheira Zita Timbó sobre o projeto de Reestruturação. Em seguida, fala o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Júnior; depois o Coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Pedro Eugênio.

O deputado Ariosto Holanda apresenta o livro "Seca - Análises, pressupostos, diretrizes, projetos e metas para o planejamento de um novo Nordeste", estudo que coordenou, da Bancada do Nordeste. Também será lançado o livro Potencialidades dos perímetros irrigados do DNOCS. Na sequência, falam o ministro Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o governador do Ceará, em exercício, Domingos Filho.

Ainda pela manhã de sexta-feira serão homenageadas 13 personalidades com o Troféu DNOCS, gestores de instituições nacionais e parlamentares escolhidos pelos servidores do Departamento pelo destaque em defesa do DNOCS. O Troféu, confeccionado em granito e acrílico, é um reconhecimento pelo empenho no processo de reestruturação do Departamento.

Trofeu DNOCS homenageis 13 personalidade de se empenharam na defesa da reestruturação do Departamento
A reunião alusiva às comemorações do aniversário do DNOCS terá também um caráter político, que visa discutir estratégias e novos passos na luta que resultou na minuta de Medida Provisória, em tramitação no Ministério do Planejamento, que já deveria ter sido encaminhada ao Congresso Nacional. Será um encontro de trabalho, comenta Ariosto Holanda.

Às 9h30 do dia 24 de outubro as comemorações dos 104 contarão com uma palestra no auditório da Administração Central, em Fortaleza, sobre a Reestruturação do DNOCS, a ser dada por Amarildo Baesso, diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Integração Nacional. O diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Júnior, destaca o papel de Amarildo Baesso no processo. Durante a tarde do mesmo dia haverá no mesmo espaço uma apresentação teatral com o grupo artístico do Teatro SESC.

Nesta quarta-feira, dia 23, a agenda de aniversário do DNOCS será aberta com hasteamento da bandeira brasileira, às 8h30 com execução do hino nacional pela Banda da Polícia Militar do Ceará. Às 9h será aberta a 2ª Mostra de Arte e Cultura do DNOCS com estandes com amostras dos produtos e talentos do DNOCS.

Quatro estandes vão receber peças de artesanato e dois irão exibir a produção de fruticultura dos perímetros irrigados. Os outros vão mostrar a produção do Centro de Pesquisa em Aquicultura e Pesca do DNOCS, a literatura relacionada ao tema do semiárido e comidas típicas do Nordeste.

A missa em homenagem à data será rezada no auditório da Administração Central às 16 do dia 23, pelo padre Toim, da paróquia de Nossa Senhora dos Pobres, filho do funcionário aposentado do DNOCS, Benedito Rodrigues de Oliveira e de Maria de Sousa Rodrigues, pensionista.

FONTE: Flamínio Araripe