Estudos

Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC


O CENTEC promove a educação e atividades tecnológicas para desenvolver os municípios por meio do ensino, pesquisa e extensão. Centro de referência da educação profissional através da formação inicial e continuada de trabalhadores, dos cursos de educação profissional técnica de nível médio e dos cursos de educação tecnológica de graduação e de pós-graduação.


Leia mais:

Funcionando como centro de referência da educação profissional, o CENTEC atua na qualificação e requalificação dos recursos humanos, através da formação inicial e continuada de trabalhadores, dos cursos de educação profissional técnica de nível médio e dos cursos de educação tecnológica de graduação e de pós-graduação, em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.


MISSÃO

Tem a missão de promover a educação e as atividades tecnológicas necessárias ao desenvolvimento dos municípios, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, em áreas estratégicas para a inclusão social e a inovação no Estado do Ceará.


Funcionando como centro de referência da educação profissional, o Instituto CENTEC atua na qualificação e requalificação dos recursos humanos, através da formação inicial e continuada de trabalhadores, dos cursos de educação profissional técnica de nível médio e dos cursos de educação tecnológica de graduação e de pós-graduação, em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.


ESTRUTURA

A estrutura organizacional do Instituto CENTEC é composta pela Sede, localizada em Fortaleza, por 3 (três) Faculdades de Tecnologia CENTEC - FTC Cariri, localizada em Juazeiro do Norte; e Limoeiro do Norte e Sobral, localizadas nos municípios do mesmo nome e, ainda, pelos 39 (trinta e nove) Centros Vocacionais Tecnológicos - CVT, distribuídos em diferentes municípios.


ÁREAS DE FORMAÇÂO

Entendemos que pela natureza do nosso solo, do nosso clima, da nossa vegetação, dos nossos recursos naturais, de início, deverão ser incentivadas e fortalecidas as ações, no interior dos Estados, que contemplem a formação profissional e assistência tecnológica nas áreas:

Tecnologia de Alimentos: produção e industrialização de alimentos, controle e vigilância sanitária dos alimentos, desenvolvimento e controle de qualidade de novos produtos derivados da carne, leite e vegetais.


Eletromecânica: manutenção e operação de equipamentos eletromecânicos, implementos agrícolas, instalações elétricas, projetos e montagens agroindustriais e de irrigação.


Recursos Hídricos: gestão dos recursos hídricos, administração de açudes, construção de obras hídricas, perfuração e manutenção de poços profundos, cacimbões, operação e manutenção de elevatórias e adutoras, métodos de reutilização e conservação da água nos sistemas hídricos, medição e monitoramento da água dos sistemas hídricos, conservação de água e energia nos sistemas de irrigação, tratamento da água: dessalinização, desferrificação e desinfecção, recarga dos aquíferos subterrâneos, métodos de identificação de águas subterrâneas.


Irrigação: projetos, operação e manutenção de sistemas de irrigação com ênfase na fruticultura, produção e conservação de sementes e de mudas, análise e tratamento dos solos.


Saneamento ambiental: sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública, lixo, drenagem urbana, controle de poluição urbana e industrial.


Mineração, Piscicultura, Turismo e Outros



CVT - Centro Vocacional Tecnológico

Instrumento de aplicação de conhecimento científico e tecnológico, estimulando a economia local, fomentando a pesquisa, a extensão e a inclusão social.


Leia mais

Unidades de ensino profissionalizante voltadas para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos de acordo com a vocação e as necessidades de cada região de abrangência.





NIT - Núcleo de Informação Tecnológica

Difunde, fomenta e transfere conhecimentos culturais e tecnológicos, de acordo com a vocação e as necessidades da região onde está inserido, oferecendo cursos e programas nas mais diversas áreas, objetivando melhorias substanciais ao jovem, desde aqueles pequenos aprendizes ao adulto.


Leia mais

Tem o papel de resgatar os trabalhos de extensão no país, pelo uso de instrumentos e meios oferecidos pela moderna tecnologia (Internet, videoconferência, ensino a distância e outros).

Na sua missão de trazer a informação e o conhecimento, o NIT tem na sua estrutura biblioteca multimídia, computadores ligados a Internet, salas de aula, oficinas, e sala de videoconferência.




CID - Centro de Inclusão Digital

Projeto social que visa a inclusão digital de pessoas que perderam oportunidades ou não se adequaram ao mundo das novas tecnologias.


Leia mais

Os CIDs foram concebidos para dar suporte aos municípios e distritos, mais pobres e distantes, com serviços nas áreas da inovação tecnológica, Internet, bibliotecas multimídias, capacitação profissional. Visam, sobretudo, assistir aos professores, estudantes e à população trabalhadora local com informações e cursos que fortaleçam a educação e a inovação tecnológica do meio.



Infovias do Desenvolvimento

O projeto tem como objetivo principal proporcionar os meios físicos, tecnológicos e de pessoal necessários à implementação do programa de Ensino a Distância do Governo do Estado do Ceará, com ênfase no ensino profissionalizante.


Leia mais

As Infovias do Desenvolvimento são as estradas eletrônicas por onde irão transitar todo o tipo de informação, em forma de texto, som ou imagem. Constituindo-se no processo mais eficaz para encurtar a distância da transmissão do conhecimento, elas são formadas por plataformas eletrônicas, tendo como principais veículos o computador, a televisão, e a videoconferência.

As Infovias, ao cobrir todo o território, irão suprir, em curto prazo, as deficiências de bibliotecas e dos sistemas de informação das escolas do interior, além de permitir que qualquer cidadão, via computador, tenha acesso às informações do seu interesse, em qualquer área do conhecimento.



BIODIESEL - Mini Usinas

Mini Usinas de biodiesel estão sendo construídas com recursos de emendas do deputado Ariosto Holanda (PSB).

Leia Mais

Proporcionar uma alternativa de desenvolvimento econômico e social para os municípios do interior do estado, por meio do incremento da produção e processamento industrial da mamona, com vistas à obtenção do biodiesel.



NUTEC - Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial

O NUTED, idealizado pelo Deputado Federal Ariosto Holanda, tem como missão desenvolver pesquisas e tecnologias inovadoras e prestar serviços técnicos especializados para o governo, indústria e sociedade, viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável.


Leia Mais

Idealizada pelo Eng. Ariosto Holanda e instituída pelo Governo do Estado do Ceará em 12 de Dezembro de 1978, tem como missão dar respostas às necessidades tecnológicas, prioritariamente do Estado do Ceará, em áreas estratégicas de seu desenvolvimento sustentável, através da difusão de informações tecnológicas, certificação, pesquisa aplicada, serviços tecnológicos, desenvolvimento e transferência de tecnologia, controle da qualidade de obras, equipamentos e produtos.

    Desculpe-nos pelo transtorno.
    No momento não há conteúdo disponível para este menu.